A União Internacional para Controle do Câncer (UICC) estabeleceu o dia 4 de fevereiro como Dia Mundial do Câncer para aumentar a conscientização sobre essa doença, que atinge 12 milhões de pessoas por ano no mundo. A Home Doctor se juntou a esse esforço promovendo palestras para os funcionários sobre nódulos na tireoide e cuidados com a pele, que foram acompanhadas nas filiais pela internet. A empresa realizou ainda uma campanha pelo Facebook com uma série de posts sobre fatores de riscos, prevenção e combate.

No dia 9 de fevereiro, a palestra “Doutor, tenho um nódulo na tireoide… E agora?” foi realizada pelo cirurgião de cabeça e pescoço e gestor médico da Home Doctor, Dr. Hyun Seung Yoon. Ele explicou que a ocorrência de nódulos na tireoide é alta nas mulheres, mas é baixa a incidência de câncer. Já nos homens, a frequência é menor. Os tumores de tireoide são pouco agressivos, e o tratamento costuma dar resultado satisfatório. Dr. Yoon ensinou a fazer o autoexame para identificação de nódulos.

Já o câncer de pele, mais frequente no Brasil, foi o tema da dermatologista Daniela Moran, que fez estágio em câncer de pele e dermatoscopia no Skin and Cancer Associates, nos Estados Unidos. “Além de comum, o câncer de pele mutila e pode até matar, por isso é urgente a conscientização das pessoas para a prevenção”, destacou a Dra. Daniela.

Segundo ela, o tipo não melanoma é o mais incidente de todos os tumores malignos e começa na parte superficial da pele. A boa notícia é que pode ser evitado com o uso de chapéus, bonés, protetor e filtro solar – que deve ser usado o ano todo e não apenas no verão – e com a não exposição ao sol entre 10 e 16h, quando a incidência de raios nocivos é maior. Embora esse período do dia seja recomendado como ideal para a absorção da vitamina D, a dermatologista informou que apenas 15 minutos de exposição são suficientes, de preferência no início ou no final desse intervalo.

Veja mais recomendações e alertas da Dra. Daniela, na fanpage da Home Doctor.