Uma cama dobrável, que pode ser transportada pelo elevador e passa sem dificuldade pelos corredores de uma residência. Um suporte para soro desmontável, que pode ser despachado para a casa do paciente até pelo correio. Essas e outras soluções vêm sendo desenvolvidas por empresas parceiras da Home Doctor, como forma de atender pacientes em atenção domiciliar, no tempo adequado, com os custos sob controle.

“A maioria dos mobiliários médicos disponíveis no mercado são desenvolvidos para o ambiente hospitalar. Nós procuramos parceiros dispostos a customizá-los de acordo com as características da atenção domiciliar”, ressalta Rosângela Oliveira, gerente de equipamentos médicos da Home Doctor.

Corrêa, da RC: customização de produtos hospitalares

A pedido da Home Doctor, a RC Móveis Hospitalares, empresa líder em seu segmento, desenvolveu uma cama fawler elétrica que tem movimento nas partes que sustentam as costas e as pernas do paciente, e pode ser dobrada, facilitando o seu transporte. O móvel tem outras características importantes para o bom atendimento do paciente: com altura máxima e mínima ideal para a equipe de enfermagem, o leito é feito em ABS (resina sintética termoplástica), em lugar do aço, e é removível, o que facilita sua higienização. “Nas camas tradicionais, o leito é de aço e, com o uso, acaba enferrujando. Nesse novo modelo, ele pode ser retirado e lavado”, explica Ricardo Corrêa, proprietário e presidente da empresa. O desenvolvimento do móvel com as especificações dadas pela Home Doctor levou três meses.

Também sob encomenda da Home Doctor, outra empresa parceira, a Cavicor Metalúrgica, desenvolveu um suporte de soro desmontável. Segundo Rodrigo Corrêa, que dirige a empresa, o suporte é um produto barato e sua entrega e retirada das residências acabavam gerando custos adicionais. “Era preciso liberar um funcionário e um veículo para esse serviço”, lembra. Agora, o acessório desmontável pode ser colocado numa caixa pequena e transportado em motocicleta ou entregue até pelo correio.

Anos de atuação

Fundada em 1999, na cidade de Campinas (SP), a RC Móveis Hospitalares fabrica mais de 90 itens destinados à área de saúde, realizando projetos especiais para atender às necessidades de seus clientes, como a cama desenvolvida para a Home Doctor. No início, a empresa ocupava um imóvel alugado de 350 m2. Hoje tem sede própria de 10 mil m2. “Todos os nossos produtos têm registro no Inmetro e na Anvisa”, destaca Ricardo. Além de atender o mercado brasileiro, a RC Móveis já exportou para a Argentina, Chile e Nicarágua.

Já a Cavicor Metalúrgica fabrica produtos em aço inoxidável para uso em hospitais e clínicas. “Estamos no mercado há 10 anos. Há três anos, ingressamos no negócio de atendimento domiciliar”, informa Rodrigo.