Ficou em primeiro lugar o trabalho conjunto apresentado pelas enfermeiras Katucha Maia, analista técnica de internação domiciliar da Home Doctor, e Amanda Marcineiro César, prestadora de serviços da Coopersaud, como conclusão do Curso de Lesões, promovido pela ConvaTec. O curso foi realizado pelo Grupo de Estudos Tecnológicos (GET) da ConvaTec, empresa global de tecnologias e produtos médicos para tratamento de feridas, cuidados em ostomia e cuidado intensivo.

Katucha e Amanda apresentaram o caso “Rejeição da tela cirúrgica diante da onfalocele e suas complicações no pós-operatório”. “Relatamos a nossa vivência no atendimento de uma criança que veio transferida de outro prestador de serviço. Observamos que os produtos utilizados no curativo tinham alto custo e não apresentavam resultados satisfatórios para o paciente. Propusemos a mudança da conduta e, com isso, reduzimos o custo em quase quatro vezes e alcançamos a efetividade no tratamento”, explica Katucha.

O trabalho de conclusão delas concorreu com outros de profissionais de importantes hospitais e operadoras de saúde. Como prêmio, as enfermeiras ganharam a inscrição, hospedagem e passagens para o XII Congresso Brasileiro de Estomaterapia, que será realizado em novembro, em Belo Horizonte.