Com a estreia do curso Formação de Lideranças, a Home Doctor inaugurou em março sua Universidade Corporativa, focada no desenvolvimento permanente e diversificado dos colaboradores e prestadores de serviços da empresa. A missão dessa área é oferecer cursos e treinamentos periódicos e específicos de acordo com o cargo, o departamento, a atuação profissional, assim como as necessidades da empresa e do mercado de atenção domiciliar. Participam do curso de Formação de Lideranças, que se estenderá até o próximo ano, 35 gestores ou pessoas que estão sendo preparadas para essa função. “Nossa proposta é o desenvolvimento de gestores alinhados com os valores corporativos e prepará-los para assumir novos desafios”, afirma a gerente de Recursos Humanos da Home Doctor, Caroline Terrone Pires. Ao longo do ano, colaboradores selecionados participarão de treinamentos sobre negociação, comunicação e gestão do tempo.

Outro investimento é o patrocínio de pós-graduações, MBAs e cursos de especialização para talentos indicados por meritocracia. A empresa custeia a maior parte, e o colaborador entra com uma parcela menor. Apenas nessas duas iniciativas, o investimento da Home Doctor chega a R$ 1,2 milhão em 2017. Além de ser um valor expressivo, chama a atenção pelo momento econômico adverso que o país atravessa. “Em todos os negócios, mas principalmente no setor de serviços, o maior bem da empresa são as pessoas. A Home Doctor sempre teve a preocupação com o engajamento dos colaboradores, visando ao desenvolvimento e à retenção de talentos”, afirma Caroline.

A Universidade Corporativa Home Doctor vai oferecer em breve uma grade de cursos e treinamentos técnicos permanentes alinhados com a matriz de competências que foi revisada recentemente. Com essa iniciativa, a empresa vai facilitar a superação de gaps de conhecimento e competências. Será uma ferramenta de apoio ao processo de avaliação de desempenho. “Até agora, as necessidades de capacitação eram atendidas pontualmente. Com essa estruturação, teremos resultados muito melhores, colaboradores mais preparados e satisfeitos. E outras novidades virão ainda em 2017, como a avaliação de desempenho online”, diz Caroline, lembrando ainda que a empresa mantém parcerias com faculdades para facilitar o acesso dos colaboradores aos cursos de graduação, como as Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) as Faculdades Cantareira.

Conhecimento para o mercado

Cursos e treinamentos abertos ao público em geral e aos prestadores de serviços da Home Doctor também fazem parte do escopo da Universidade Corporativa. O objetivo é qualificar profissionais das diferentes áreas da saúde para a realidade da Atenção Domiciliar.