Pacientes da Home Doctor são vacinados contra a gripe

490

Cerca de 200 pacientes da Home Doctor receberam em suas casas a vacina contra a gripe, como parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza sazonal. Realizada este ano de 4 a 30 de maio, a campanha é repetida desde 2011. A equipe multidisciplinar também recebeu a vacina trivalente H1N1, que protege contra mais dois tipos de vírus influenza.
A iniciativa da empresa facilita a imunização de pessoas acamadas, que não poderiam ser levadas aos postos de saúde. De acordo com o diretor executivo da Home Doctor, Dr. Cláudio Flauzino de Oliveira, a vacinação em casa é a melhor opção para esses casos, pois evita uma logística complicada – que demandaria ambulância, equipamentos e auxiliares de enfermagem – e os riscos do transporte e de contaminação por bactérias.

Como evitar
O vírus influenza, causador da gripe, está sempre mudando de forma, por isso é que podemos ficar gripados repetidamente. Também é por sua mutação periódica que precisamos tomar a vacina anualmente. Os especialistas garantem que a vacina é a forma mais eficiente para evitar a doença.
Mas alguns cuidados ajudam a ficar longe da gripe:
Alimentação balanceada, exercícios moderados e boa qualidade de sono contribuem para melhorar a imunidade.
Limpar as mãos com álcool ou lavar com água e sabão constantemente, já que o vírus pode estar em maçanetas, botões de elevadores, corrimãos de ônibus, trens e metrôs, etc.
Evitar ambientes fechados e sem ventilação.
Evitar compartilhamento de bebidas e objetos pessoais.

Você sabia que gripe não é resfriado?
Como as doenças têm sintomas parecidos e acontecem nos meses mais frios, as pessoas costumam achar que é tudo a mesma coisa. Mas não é. Veja as diferenças:
Gripe é causada pelo vírus influenza e ataca pulmões, nariz e garganta. Provoca sintomas mais fortes como febre alta, calafrios, dor de cabeça, coriza, tosse, dor de garganta, cansaço, dor no corpo e mal-estar.
O resfriado é causado pelo rinovírus e o paciente apresenta coriza e dor de garganta.

É bom ficar esperto
Em geral, com repouso e remédios para aliviar os sintomas, o problema se resolve em até alguns dias, no caso da gripe comum. Mas, se a febre alta, o mal-estar e a falta de ar persistirem, é melhor procurar um médico, já que em alguns casos a gripe pode evoluir para uma pneumonia. Também procure atendimento médico se houver vômito e diarreia, tosse forte e falta de ar.