Pesquisa revela que quanto mais tecnologia, menos sono para as crianças

867

De um lado a notícia é boa: crianças que brincam com smartphones e tablets desenvolvem habilidades motoras mais rapidamente. De outro, um sinal de alerta: as que passam horas brincando com esses aparelhos dormem menos – de modo geral, 15 minutos a menos de sono para cada hora que interagem com essas tecnologias.

O estudo – publicado no Scientific Reports, site da revista científica Nature – foi realizado pela Birkbeck, que faz parte da Universidade de Londres. Foram ouvidos 715 pais de crianças com até 3 anos de idade, procurando saber a frequência do uso dos aparelhos e detalhes do padrão de sono das crianças.

Os pesquisadores constataram que 75% das crianças brincavam com smartphones e tablets diariamente. Entre os bebês de 6 a 11 meses, essa porcentagem era de 51%, subindo para 97% entre as crianças de 2 a 3 anos. De acordo com um dos pesquisadores que participou do estudo, Tom Smith, o estudo não é definitivo. Ele recomenda que os pais sigam as mesmas regras usadas em relação à televisão, colocando limite no tempo de uso dos aparelhos eletrônicos e evitando que sejam utilizados antes da hora de dormir.

Fonte: Nature