A coordenadora do serviço de fonoaudiologia da Home Doctor, Priscilla Pereira Scaroni, vai dar uma aula sobre disfagia em atenção domiciliar para alunos do curso de pós-graduação em disfagia clínica e hospitalar, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP). A aula será ministrada nos dias 28 e 29 de julho e terá como tema “Atenção e Intervenção Fonoaudiológica no Enfoque Domiciliar”. O curso da Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, com duração de 24 meses, habilita fonoaudiólogos para atuar na área de disfagia.

“Esse é um distúrbio na deglutição muito comum em pacientes de home care, que precisam do atendimento especializado para sua reabilitação ou para evitar os riscos relacionados, como aspiração de alimentos e suas complicações”, explica Priscilla, que tem 12 anos de especialização na área.

 

Abordagem inovadora

Segundo ela, o convite do curso de pós-graduação de São José do Rio Preto representa o reconhecimento do serviço diferenciado que a Home Doctor realiza no mercado de home care. “O curso está focado em atenção clínica e hospitalar. O que despertou interesse é nossa experiência e abordagem inovadora em atenção domiciliar, que complementa a formação desses profissionais que poderão vir a atuar nessa área”, afirma.

Priscilla explica que a Home Doctor é a única empresa de home care que tem uma coordenação do serviço de fonoaudiologia e tem desenvolvido protocolos de atendimento e uma triagem de pacientes que vêm dos hospitais sem indicação de acompanhamento fonoaudiológico para disfagia. Essa avaliação é importante para oferecer o atendimento para quem realmente necessita e na frequência indicada em cada caso, nem mais nem menos.