Assim como cresce a proporção de idosos na população, cresce também o interesse desses brasileiros pela internet e novas tecnologias. As estatísticas mostram que eles estão cada vez mais conectados: cerca de 5,2 milhões de pessoas com mais de 60 anos – o equivalente a 21% desse grupo, de acordo com pesquisa do Instituto Locomotiva – têm acesso à internet no país. A Pnad 2015 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE, apurou que 5,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos tinham usado a internet no período de referência.

São dados que mostram que também esse grupo está interessado nas facilidades que os aparelhos inteligentes e a internet podem proporcionar, seja para conversar, trabalhar, se comunicar com a família e os amigos, navegar nas redes sociais e até cuidar da saúde. Mas nem todos se arriscam a usar os smartphones, cada vez mais velozes e com letras miúdas.

Já há alguns anos, a DL, fabricante nacional de eletrônicos, está atenta a esse público. Primeiro, lançou celulares com teclas maiores para uso mais fácil por idosos. Outro diferencial é a tecla SOS, que envia mensagens para até cinco números de telefone pré-cadastrados em caso de emergência. Essa linha fez tanto sucesso que se tornou o segundo maior mercado da empresa.

Agora, essas características estão presentes no TabFácil, um tablet com ícones maiores para melhor visualização e com aplicativos exclusivos que dão liberdade e segurança. Além da tecla SOS, um recurso interessante para quem mora sozinho, o TabFácil tem a função Caixa de Remédios, que permite configurar a forma e o horário de tomar os medicamentos.

A tela de 7,85 também é diferenciada, pois conta com a tecnologia IPS, que confere maior nitidez, cores mais vivas e maior ângulo de visão. O tablet é desbloqueado para todas as operadoras e permite também realizar e receber ligações de voz e SMS. E tem diversos outros recursos presentes em smartphones, como câmeras fotográficas frontal e traseira, conexão Bluetooth, além de reproduzir vídeos, imagens e áudios.

“A DL tem apostado há anos no público da terceira idade, que por muito tempo havia sido esquecido pelo mercado de eletrônicos. O tablet TabFácil chega para ser uma solução que garantirá total praticidade, conforto e independência ao idoso e tranquilidade aos familiares”, destaca Francisco Hagmeyer Jr., diretor comercial e de marketing da DL.