Gestão de equipamentos eficiente para excelência no atendimento da HD

801

Contar com equipamentos que funcionam perfeitamente e que sejam substituídos com agilidade quando necessário é fundamental para a qualidade do serviço prestado aos pacientes de atenção domiciliar. Algumas dessas máquinas são vitais para a manutenção da vida.

Pensando nisso, a Home Doctor monitora de perto o desempenho de seus fornecedores de equipamentos, além de fazer uma autoavaliação, já que grande parte dessas máquinas são próprias. Mensalmente, a empresa elabora um ranking com base em reclamações, solicitação de trocas, tempo de atendimento, atraso nas entregas, danos às residências de pacientes, eficiência no faturamento, entre outros critérios.

“São indicadores que permitem avaliar a qualidade e segurança do nosso serviço. Essa visão de forma sistemática tem criado avanços significativos no planejamento estratégico de todos os parceiros”, afirma a gerente de equipamentos da Home Doctor, Rosangela Oliveira. Com esse acompanhamento, um dos objetivos é que os fornecedores tenham um nível de serviço de excelência.

 

Subindo a régua

Os resultados da avaliação são divulgados para os fornecedores: cada um pode visualizar sua posição no ranking e se comparar com o desempenho das outras empresas, mas sem nomeá-las. “Como a operação é complexa, temos reuniões individuais com cada parceiro e elaboramos planos de melhorias constantes, sempre elevando a régua em busca de um atendimento de excelência”, afirma Rosangela.

Com base nessas avaliações, a Home Doctor pode decidir, por exemplo, deixar de trabalhar com modelos de equipamento que geram grande número de trocas ou, quando é o caso, reforça o treinamento das equipes das casas.

“Conseguimos identificar com mais agilidade quando temos algum problema inicial e generalizado em um determinado equipamento. A informação acaba sendo compartilhada entre todos fornecedores para buscarmos soluções em conjunto sem impactar ao paciente”, diz a gerente de equipamentos. Segundo ela, todos esses benefícios e o comprometimento dos fornecedores foram fundamentais na obtenção do nível máximo da Acreditação Canadense.

Em contrapartida ao empenho dos fornecedores, a Home Doctor intensifica os negócios com aqueles que crescem em qualidade de atendimento. Já fornecedores que não responderem às demandas de qualidade e segurança podem perder espaço.

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso