Home Doctor apresenta trabalhos científicos em congressos

1226

Um trabalho inovador em atenção domiciliar que avaliou o risco de fratura óssea em 300 pacientes da Home Doctor foi apresentado pela segunda vez em um evento do setor. No ano passado, o trabalho realizado com a ferramenta FRAX foi premiado em primeiro lugar na categoria pôster, no II Congresso Brasileiro em Atenção Domiciliar (CONSAD) em Salvador na Bahia.

Desta vez, foi escolhido para o International Forum on Quality & Safety, ocorrido em Melbourne, na Austrália, de 10 a 12 de setembro, e foi apresentado pelo Dr. Vitor Rocha. Intitulado “Estimativa do risco de fratura óssea em pacientes na atenção domiciliar por meio da ferramenta Frax”, o estudo da Home Doctor foi o único trabalho brasileiro levado ao encontro.

Segundo Dr. Rocha, a ferramenta FRAX é um escore preditivo do risco de fratura óssea para os próximos 10 anos, mundialmente conhecido e validado. No Brasil, a ferramenta é composta de uma série de perguntas que correlacionam fatores clínicos, pessoais, familiares e de imagem, que por meio de uma pontuação refletem o risco da fratura a longo prazo.

O grupo estudado incluía homens e mulheres, de alta e baixa complexidade, acamados ou não, com condições clínicas crônicas ou agudas e em reabilitação motora e respiratória ou não. Entre os resultados, o estudo mostrou que o risco de fraturas é maior em mulheres, estando relacionado a fatores como idade e status nutricional. Dr. Rocha explica que o estudo pode orientar as equipes no monitoramento contínuo e detalhado do estado nutricional e nos cuidados com o paciente em atitudes que trazem maior risco de fraturas, como a mobilização durante o banho, a troca de curativos e a reabilitação fisioterápica.

Segurança do paciente

O International Forum on Quality & Safety é um evento de impacto mundial, organizado por duas das mais reconhecidas entidades em segurança do paciente na Europa e Estados Unidos, a British Medical Journal e Institute for Health Improvement, respectivamente. A maioria dos trabalhos apresentados eram asiáticos, norte-americanos e europeus. “Nosso trabalho foi positivamente recebido pela comunidade científica no setor não somente por ser o ser único artigo brasileiro, mas também pelo fato de trazer um tema que vem sendo constantemente discutido no setor de Qualidade e Reabilitação”, afirma Dr. Vitor.

Segundo ele, mesmo diante de dificuldades econômicas, políticas e sociais, o Brasil está em constante crescimento no setor de atenção domiciliar e é exemplo na multidisciplinaridade, integralidade de atendimentos e cuidado do paciente em todas as suas esferas sejam sociais, emocionais e em saúde, que são peças fundamentais no tratamento humanístico.

O trabalho com a ferramenta FRAX também foi recentemente publicado na Revista Científica do Hospital Israelita Einstein, que possui também versão em inglês e está indexado a banco de artigos científicos mundiais como PubMed, LILACS, Scielo, dentre outros.

Por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa da Home Doctor, outros três trabalhos realizados por profissionais da empresa foram selecionados para eventos de destaque. Confira:

  • 35ª Conferência Internacional da ISQua (The International Society for Quality in Health Care – Sociedade Internacional para a Qualidade do Cuidado em Saúde), realizada de 23 a 26 de setembro em Kuala Lumpur, na Malásia: o diretor-executivo da Home Doctor, Dr. Cláudio Flauzino, e a analista de qualidade Fabiana Jacober levaram à conferência o trabalho científico com o tema “Quality improvement experienced in a privat home health care company in a middle-income country during the international quality certification process”. O trabalho relata as melhorias obtidas pela Home Doctor no processo de preparação da empresa para obter a certificação HSO (Health Standards Organization), nova denominação da Acreditação Canadense.

  • VI Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrico, de 25 a 28 de setembro, em Fortaleza (CE): o gerente da GO! Emergências Médicas, Enfº Vagner Batistela e a líder operacional médica, Drª Mariana Jordão, levaram ao encontro o trabalho sobre “Atendimento pré-hospitalar de pacientes em internação domiciliar – comparação do escore eletrônico e regulação médica telefônica”. Nesse estudo, são avaliados sucessos e falhas no sistema de triagem das ligações feitas pelo serviço de emergência.
  • XIV SIBRAD – Simpósio Brasileiro de Atenção Domiciliar – a Atenção Domiciliar na gestão de saúde populacional: uma integração estratégica e de valor frente às transformações do Sistema de Saúde, de 4 a 6 de outubro, em São Paulo: a coordenadora médica, Drª Heloísa Gaspar, participa do programa com uma palestra sobre “Quadro Agudo-Insuficiência Respiratória”. Já a gerente de equipamentos e logística, Rosângela de Oliveira, apresenta dois pôsteres “Equipamentos médicos para assistência domiciliar: perfil de utilização” e “Custo de Equipamentos Médicos para Assistência Domiciliar”.

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso