Vinte minutos de contato com a natureza ajudam a reduzir os índices de estresse

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Estresse e vida urbana caminham praticamente lado a lado. Segundo uma nova pesquisa publicada pela revista científica Frontiers in Psychology são necessários apenas 20 minutos de contato com a natureza para reduzir os índices de fadiga mental.

De acordo com resultados do estudo, durante dois meses, 36 moradores urbanos estiveram em contato com a natureza pelo menos três vezes por semana por um período de 10 minutos ou mais. A pesquisa é inédita na medida em que os participantes tinham liberdade para escolher a hora do dia (desde que à luz do dia) e o local em resposta à preferência pessoal e à sua agenda diária. Para a prática, o participante poderia se manter sentado ou realizar uma leve caminhada.

Algumas condições foram impostas para reduzir interferências externas, como evitar exercícios aeróbicos durante a atividade e o uso de mídia social, internet, telefone, conversas e leitura.  Os pesquisadores analisaram os níveis dos hormônios do estresse a partir de amostras de saliva coletadas antes e depois das experiências.

Eles descobriram que apenas vinte minutos de contato com o “verde” foi suficiente para reduzir significativamente os níveis de cortisol, hormônio diretamente envolvido na resposta ao estresse.

Melhor ainda, acima de 30 minutos de exposição, os níveis de cortisol caíram a um ritmo maior. Passado esse tempo, o corpo continua a relaxar, mas de forma mais lenta, segundo o estudo.

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