Livro escrito com os olhos narra a história de um portador de ELA.

1436

A cidade de Mogi Mirim, no estado de São Paulo, recebeu na sede da Associação Comercial e Industrial, José Wagner da Cunha para o lançamento de sua primeira publicação intitulada “ELA e eu, Eu e ELA”.

O livro narra a relação de Wagner com a ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica e as mudanças em sua rotina após o diagnóstico. A obra traz ainda depoimentos de sua esposa, filhos e amigos além de detalhar seu tratamento e trazer uma mensagem sobre a importância da família durante todo este tempo.

Entendendo a doença

ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva acarretando paralisia motora gradual e perda de capacidades importantes, como falar, movimentar, engolir e até mesmo respirar. A ELA é uma das principais doenças neurodegenerativas ao lado das doenças de Parkinson e Alzheimer e ainda não possui cura.

A ideia do projeto

De acordo com o autor, que atualmente possui 53 anos e há 7 convive com a doença, a proposta de escrita do livro surgiu através de amigos e foi encorajada pelo diretor da escola onde seus filhos estudavam. Entusiasmado com a ideia, na mesma semana, ele deu início ao projeto.

José Wagner, sua esposa Adriana e seus filhos Vinícius e Vitor.

Tecnologia Inovadora

A comunicação realizada por José Wagner é fruto de uma tecnologia de ponta chamada Eye Tracking, (rastreamento ocular), que consiste no posicionamento em frente a um notebook que possui uma barra com sensores de movimentos da íris. Depois do programa instalado e realizada a calibragem do olhar, ele consegue através dos movimentos realizados pelos olhos, mover o cursor como um mouse ocular e realizar a escrita das palavras.

O equipamento é semelhante ao utilizado pelo físico Stephen Hawking, que faleceu no ano de 2018. A adoção deste recurso em seu dia a dia faz com que seja possível se comunicar, navegar pela internet e até mesmo participar de redes sociais, permitindo interação e melhorando sua qualidade de vida.

O livro custa R$ 20,00 e pode ser adquirido através da esposa do Wagner, Adriana, no e-mail driaquino26@gmail.com ou no telefone (19) 99733-5662. Ela realiza a entrega para todo o Brasil, via Correios. Há ainda pontos de venda físicos no Colégio Objetivo em Mogi Mirim (19) 3814-4440, Colégio Objetivo em Mogi Guaçu (19) 3851-4400 ou 3891-0593 e também na Center Cópias Mogi (19) 3862-3182, na cidade de Mogi Mirim.