Síndrome de Burnout é tema de artigo científico publicado por Enfermeira da Home Doctor

1365

A enfermeira Lorena Pontes, da HD Fortaleza, teve um artigo científico publicado na revista Tendências da Enfermagem Profissional, periódico do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), do estado do Ceará.

O artigo intitulado “Análise da ocorrência da Síndrome de Burnout em discentes de enfermagem: revisão integrativa” propôs uma revisão bibliográfica com a finalidade de analisar a produção científica sobre a Síndrome de Burnout em graduandos do curso de enfermagem.

A Síndrome de Burnout trata-se de um distúrbio psíquico causado pelo elevado estado de tensão emocional e de estresse relacionados ao trabalho do indivíduo. Essa condição é também chamada de “síndrome do esgotamento profissional” e tem o potencial de afetar vários aspectos da vida de uma pessoa. Toda essa pressão, ansiedade e nervosismo ocasionam uma profunda depressão, que necessita de acompanhamento médico especializado.

“Grande parte do público de alunos dos cursos de enfermagem enfrenta uma grande rotina de esgotamento físico e emocional que está relacionada à elevada carga horária, bem como a demanda das disciplinas, diversas atividades e ocupações extraclasse, que são elementos essenciais para o desenvolvimento de exaustão emocional e da Síndrome de Burnout”, aponta Lorena.

Para a profissional, a busca de ajuda médica, o apoio das instituições de ensino superior, além do planejamento e implementação de ações que visem a diminuição do estresse, são ações fundamentais para evitar o desenvolvimento da síndrome.

Para acessar o artigo completo, clique aqui.

Lorena Pontes de Souza é enfermeira na Home Doctor, unidade Fortaleza. Graduada em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza e pós-graduada em Urgência e Emergência pelo IBRA.